Plácido de Castro - Jorge Rivasplata, Óleo sobre tela. Editado pela Nova Offensiva.

Neste dia 6 de agosto, celebrando os 119 anos da Revolução Acreana e homenageando seus heróis, postamos estas belas citações de Plínio Salgado a propósito do maior deles, Plácido de Castro:

“A figura de Plácido de Castro Imortalizou-se e quando a evocamos, como que vemos os bravos patrícios do Acre a exclamar: Tudo pela unidade da Pátria Brasileira; porque, derramando o nosso sangue, temos provado que não há distancias que separem os filhos de uma nação; quando isolados por milhares de léguas, eles se unen pelo sentimento e alma”. – PLÍNIO SALGADO, “Nosso Brasil”.

“Atingimos o Acre, o único Estado que é brasileiro por vontade própria. Já os nossos governantes se haviam conformado em cedê-lo Os acreanos se levantaram. Por estas paragens ressoa a voz de Plácido de Castro: ‘ ‘Já proclamai a independência do Acre e dela, nós, acreanos, só abriremos mão, se tivermos de ser anexados ao Brasil nossa pátria’.

(…) O Sentido da unidade da pátria, a consciência de nosso destino político, o sentimento da nação elevam o nosso espírito e compreendemos não ser possível marchar para nosso futuro, sem termos presentes as recordações de nosso passado histórico”.

– PLÍNIO SALGADO (“Compêndio de Instrução Moral e Cívica”. São Paulo: FTD, 1968, pp. 76-77).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here