Chegou ao nosso conhecimento o nome de mais um nobre camisa verde cearense, chamado José Denizard Macedo de Alcântara.

Ingressou na Ação Integralista Brasileira ainda bem jovem e mesmo sendo bastante jovem, conseguiu alcançar postos de grande importância tanto na milícia integralista (extinta em 1935) e em cargos administrativos da AIB.

O Dr. Denizard Macedo mesmo depois da proibição da AIB, pela ditadura de Vargas, manteve-se leal a doutrina integralista e nos tempos do Partido de Representação Popular chegou a ser eleito Vereador pelo PRP de Fortaleza.

No fim de sua vida, em seu testamento, declarou: ” Lamento não possuir de uma “camisa verde” para me amortalhar, mas quero que, sendo possível, meu esquife seja coberto pela bandeira do Sigma e pela bandeira do Império, que se encontra em meu gabinete doméstico “. Assim levou o ideal integralista até o fim de sua vida, assim como centenas de milhares de “camisas verdes” que enfrentaram a chama das perseguições e não abaixaram a cabeça perante elas e seus inimigos. O Dr. Denizard Macedo é mais um grande exemplo de integralista para todas as gerações integralistas, as gerações de ontem, de hoje e do futuro.

Fazemos questão de ressaltar seus feitos intelectuais, assim como os políticos.

José Denizard Macedo de Alcântara, nasceu no Crato, 1° de setembro de 1921.

Estudou no Externato Santa Inês, Ginásio do Crato e Liceu do Ceará. Contador (Academia de Comércio do Ceará) e Bacharel em Ciências Econômicas, de que foi, depois, livre-docente de Geografia Econômica. Professor da Escola Preparatória de Cadetes, do Colégio Militar do Ceará, Instituto de Educação, Faculdade Católica de Filosofia, Escola de Serviço Social e de numerosos colégios de segundo grau.

Político, vereador à Câmara Municipal de Fortaleza, Vogal do Conselho Estadual de Cultura. Conferencista, jornalista, ensaísta, historiador, geógrafo. Membro da Sociedade Cearense de Geografia e História, do Instituto do Ceará e da Academia Cearense de Letras (cadeira n° 34, que tem como patrono Samuel Uchoa).

Publicou: A Universidade na Defesa Nacional, Fundamentos da Administração Cearense; A Conjuntura Histórico-Geográfica da Industrialização Brasileira; Racionalização da Competência Administrativa do Município; Geografia da América; Cultura e Universidade; Vida do Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro; Ascensão e Declínio do Magistério Brasileiro; Ensino de Filosofia no Ceará e Retrato da História da Independência.

Deixe uma resposta